terça-feira, 19 de junho de 2007

participe & contribua



 CAMPANHA _ANDE_NUA
Nasci nua. Papai psicólogo reichiano, mamãe yoko ono. A nudez era comum dentro de casa. Os órgãos sexuais peludos e protuberantes balançando pelos aposentos. À casa dos pais a nudez nunca foi problema. Até chegar a pré-adolescência. Os seios começaram a aparecer e fui ficando corcunda de Notre Dame. Quem nunca teve aquele sonho besta de sair de casa e depois perceber que está nu e ficar morrendo de vergonha a fim de se esconder, de se enterrar? Eu já tive! Mas com o tempo comecei mesmo foi a tirar a roupa nas festas, no calor, no protesto, nas performances, quando tava a fim, à vontade, ou quando queria morrer. Tirar a roupa passou a ser um suicídio usual, feito escrever, cantar, pintar; um tipo específico de nudez, e que sempre movimentava comentários, sempre repercutia, reverberava. 
Comecei a trabalhar na faculdade com emergência étnica, arte indígena, território; entendi que era esse corpo que mexia quando mexia na nudez. Se tinha medo do índio, do o eu-índio. O índio não era algo resolvido dentro da gente, e não era algo fácil de desnudar, de aceitar. Na legislação é a nudez um atentado ao pudor, um crime. A sociedade se ofende consigo, não se aceita, precisa do fetiche. A obrigatoriedade da roupa fere o direito, a liberdade de expressão, e a beleza. A nudez não é mal nem pecado, mas socialmente passa a ser, é um forte complexo sócio-individual que tem que ser trabalhado, com arte, amor e compaixão. 

A campanha nasceu casualmente como uma filha mulher, quando em 2007 pintei uma camiseta azul celeste para mim mesma. O desenho era de uma pessoa fêmea, feliz, acenando e caminhando nua, ao lado a mensagem escrita; ANDE NUA. Eu era acostumada a pintar minhas próprias camisas com os temas mais variados, mas esse chegou polêmico cômico, quando fui sair de casa minha tia me repreendeu; “você vai ser estuprada”- ela disse. Que coisa louca... Era apenas uma camisa, uma camisa bem composta até, de manguinhas e botões. Fiquei achando a maior loucura ela me repreender por causa da mensagem e achei que a loucura era coisa só dela, mas ao sair na rua vieram olhares e outros comentários. Gentes loucas. Claro que eu não era inocente quanto ao fato de quão tabu era a nudez na nossa sociedade, mas não imaginava que chegasse a tal ponto a abstração. Eu estava vestida, bem vestida, mas a mensagem incitava algo, e esse algo era a própria contradição que acabei achando ótimo que incitasse. Foi excitante, vieram mil outras reflexões, quais antes não faziam parte das pretensões; não pretendia polêmica - era uma brincância, uma camisa, uma tentativa estética - mas essa brincância acordava complexos mais amplos que a campanha agora tinha que arcar. 

Comecei a fazer mais e mais camisas do tipo, figuras variadas e a nudez do meu traço, e fui vendendo e dando, umas eu fotografei, outras se foram sem registro, mas a proposta continua acesa e a agregar novos valores.