domingo, 29 de janeiro de 2017

Cata-flores

Dormindo num papelão
Debaixo de um viaduto
Um ser humano adulto
Está próximo do chão
Pela manhã no lixão 
Colheu coisas pro sustento 
Utensílios e alimentos
Catou com a própria mão.

Achou saco de feijão 
Do lixo de um mercado
Estava ainda lacrado
Mas tinha bicho furão
Achou ainda um calção 
Pelos resíduos domésticos 
Embalado com cosméticos 
Bons, mas que estavam vencidos
Cotonetes pros ouvidos
E alguns artigos médicos.

Pelos Picos dos monturos
Encontrou umas perninhas
Viradas pra as andorinhas
Como querendo futuros
O rosto pelos escuros
Dos dejetos esquecidos
Onde seres encardidos
Por ali se aventuram.

Pegou aquelas perninhas
Com sonhos de andarilha
Semelhantes às da filha
Que ainda era novinha
Lembrou também da sobrinha
Que já estava a andar
E que em seu expressar
Pedia uma boneca
- Levo esta para Keca
Pra minha depois brincar.

Era uma antiga boneca
Das que parecem de louça
Estava em uma bolça
Cobrindo a sua careca
Preservou a parte certa
Que estava imergida
Saiu dali tinha vida
Já tinha uma dona, a "Keca".

No caminho catou latas
Que o caminhão descartou
Para ali vender baratas
Para um atravessador

Achou garrafas, papel
Livros de escola, do céu 
Só podiam ter caído
Pois tinha pedido a Deus
E creu ter lhe concedido.

Voltou para casa a noite
Já pousavam os urubus
Pela rodovia açoite 
De carro e do autobus.
A carroça enfeitada
Simbolizava defesa
"Cuidado com minha vida"
Era a legenda retesa.

Espelhada e com faróis
A carroça se postava
Parente dos caracóis 
O carroceiro engrenava
Naquela casa ambulante
De lida atribulante
Da que ele não reclamava.

Um comentário:

Sergio Rubens Alves Cavalcante disse...

Olá, meu nome é Sergio, sou mestrando em Letras pela UERN. Vi uma postagem de 2012 sobre Manoel Luiz dos Santos, mais especificamente essa postagem desse link

http://eu-cientista.blogspot.com.br/2012/10/manoel-luiz.html.

Gostaria de saber informações sobre ele, ainda está vivo? Se sim, como está? Onde mora?
Eu estudo o almanaque do Nordeste Brasileiro escrito por ele em minha dissertação de Mestrado, adoraria saber informações sobre ele, desde já, muito obrigado e fico no aguardo.

Meu contato: (84)996306028